-->

Bem vindo à Família

LPSA

readiscreepy.blogspot.com.br Onde Ler Pode Ser Assustador

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

[Top 10] Animes Terror Psicológico/Thriller


Bom, preparei uma lista com os 10 "melhores" animes de gênero Horror/Psicológico/Thriller, na verdade, a lista ficou bem maior que 10, então dividirei a postagem em duas partes de 10 animes.

Primeiramente, para os que não estão cientes do que realmente significa esses gêneros, irei dar uma breve explicação: 

Terror Psicológico: Terror ou horror psicológico é um gênero de ficção desmembrado do horror. A diferença é que no horror padrão o medo é derivado do sentimento de nojo e repulsa ao sangue e à violência, enquanto no psicológico o temor é gerado a partir da vulnerabilidade da mente humana à alguma situação ou alguma sensação desconfortável psicologicamente, geralmente por uma situação implícita. 

Thriller ou suspense: é um gênero da literatura, filmes, jogos eletrônicos e televisão que usa o suspense, tensão e excitação como principais elementos do gênero. O seu principal subgênero é o "thriller psicológico". Tanto o ato de esconder informações importantes do leitor/espectador como cenas de perseguições são características comuns em todos os subgêneros de thrillers, embora cada gênero tenha características próprias. Outra grande característica do thriller são os clímax criados para prender os leitores/telespectadores. 

Depois de entender um pouco sobre do que se trata esses animes, vamos ao que realmente interessa, o Top 10. (Obs: a posição de cada anime não o classifica, isso não significa que o 10º é o pior e nem que o 1º seja o melhor anime).

10 - Tokyo Ghoul


Esse anime conta a historia de um garoto chamado Kaneki ,que era extremamente comum e até sem graça, mas que acaba por ter sua vida transformada totalmente por ser atacada por um Ghoul, um ser que se alimenta de carne humana e café e que é “comum” no universo do anime.


Apesar de o esperado para o seu fim, ele sobreviveu e passou a ser um meio humano e meio Ghoul e vai ter que sobreviver sendo um mestiço fadado a viver entre dois mundos. e acaba tendo que passar por conflitos durante os primeiros episódios para tentar não “perder a sua humanidade”, o que da um clima muito tenso a historia e acabou por me prender bastante a ela.


O anime tem algumas cenas fortes e com bastante sangue, e não da a impressão de as lutas serem algo forçado para passar o tempo no anime. Cada personagem está se desenvolvendo muito bem no anime, tanto o protagonista quanto todo os outros e com esse desenvolvimento poderão criar acontecimentos bem legais.


Como o anime é uma adaptação do mangá de mesmo nome, muitos fãs que já conhecem todo o enredo estão dizendo que tudo está “correndo” rápido demais, mas na minha opinião, que apesar de não valer muito pra eles, já que não sei bastante do que pode acontecer e se está faltando algo que poderá ser de extrema importância mais pra frente, tudo está funcionando muito bem para o desenvolvimento do anime e a ansiedade de esperar o próximo é angustiante (fala serio, uma semana é muito tempo pra um episodio). 

Minha nota para o Anime: 8 (de 5 à 10) (Obs: nota imparcial, aguardando conclusão do anime)
Minha nota para o Mangá: 9 (de 5 à 10)

Link pra Download: 

09 - Zankyou no Terror


Zankyou no Terror gira em torno de Nine e Twelve, dois jovens com um passado conturbado e misterioso, que se tornam uma dupla de terroristas denominados, Sphinx. 

A história evoluí bastante, os episódios são sempre muito legais, porque sempre acontece alguma coisa inesperada. A maneira como a trama se desdobra é muito boa e o final é bem poético. 


Falando um pouco sobre os personagens, eu nunca amei tanto dois terroristas como nesse anime. É quase engraçado, porque eu início eu tinha um receio com relação ao enredo; eu ficava me perguntando se não seria uma história sobre psicopatas malucos que explodem pessoas, e não, não é nada disso. Nos primeiro episódios, eu fui me afeiçoando muito rápido ao Nine e ao Twelve e eu queria muito, muito descobrir por qual motivo eles estavam implantando bombas por Tóquio; não parecia o tipo de coisa que eles fariam por maldade ou só porque estavam entediados... E tem um motivo! Um motivo muito grande e muito forte.


Além dos protagonistas, existem mais dois personagens muito importantes para a trama: o investigador Shibazaki e a Lisa. O Shibazaki é o investigador mais foda do anime todo. Ele compreende os Sphinx, sabe como eles pensam e age com uma calma fantástica. Ele também tem uma cara de tédio genial. Já a Lisa, é a cúmplice; ela conhece o Nine e o Twelve e acaba se aproximando cada vez mais deles, por conta de uma determinada sequência de fatos. A Lisa é meio, assim, inútil... 


Em suma, apesar de, aparentemente, Zankyou no Terror ser só mais um anime cujo um dos protagonistas parece um fanart do James Potter, ele é muito mais do que isso. É uma narrativa super boa, que evoluí de uma maneira muito interessante e tem um final satisfatório. 

Minha nota: 9 (de 5 à 10)

Link pra download: 
Fonte: NãoMeCalo

08 - Another


O anime conta a história de um adolescente que acabou de se mudar para uma outra cidade e assim passa a frequentar outro colegio, na classe 3-3, que guarda um segredo, guardado pelos alunos da turma e os professores. 


Logo quando Sakakibara Kouichi chega na cidade, ele é hospitalizado logo quando iria voltar as estudar, e quando finalmente pode sair do hospital ele conhece a também aluna do seu colegio Misaki Mei, uma garota que usava um tapa-olho, que estava indo para o subsolo do hospital, onde fica o necrotério, com uma boneca em sua mão. 


Quando começa a frequentar a escola ele ver que todos os alunos ignora a garota misteriosa do tapa-olho, como se ela não existisse, e até recebe algumas recomendações para não falar com ela, pois coisas ruim podem acontecer, e ai começam as mortes. Logo ele descobre o segredo da classe 3-3, a então maldição, e as medidas de proteção da classe aumentam e ele participa do jogo para tentar fazer com que a maldição não aconteça nesse ano.


As novas medidas de proteção não surgem efeito e então ele decide procurar com os seus amigos descobrir algo para acabar com a maldição quando já havia começado.


Minha nota: 8 (de 5 à 10)

Link pra download:

07 - [C] The Money of Soul and Possibility Control


E se você pudesse conseguir dinheiro fácil em troca de seu futuro? Baseado nesse questão, ocorre o desenrolar desta história. 

Kimimaro estava cansado de nunca ter dinheiro para fazer o que queria. Um dia, na sua casa, depois de voltar da universidade, ele recebe a visita do estranho Masasaki que veio lhe oferecer uma chance de ganhar muito dinheiro. Incrédulo, Kimimaro nem da muita bola para Masasaki mas no dia seguinte quando ele vai verificar sua conta no banco percebe que há muito mais dinheiro do que ele tinha. 

Na duvida, ele acaba pegando o dinheiro que estava lá e isso seria uma forma de contrato com Masasaki, pois agora Kimimaro poderia visitar o Distrito Financeiro do Sudeste Asiático, um lugar que na verdade é outra dimensão, onde apenas quem teria feito tal “contrato” pode entrar. Neste lugar ele poderá aumentar sua renda, fazer aplicações, transações e todos os outros termos que você conhece relacionado a economia.


O anime trata basicamente do dinheiro em si e a influencia que ele exerce sobre o mundo. Os diálogos do personagens são sempre sobre o dinheiro e o futuro que lhes foi tomado como garantia. Adiciona-se a isto, como já dito na sinopse, todos os termos clássicos, que se encontra em qualquer artigo de economia: recessão, aplicação, ações, empréstimos, dividas, negócios, bolsa de valores, lucro, etc.


O anime flui bem, de modo que da pra assistir 3 episódios diretos mas com uma sensação de como se tivesse assistido a apenas 1. É uma história que prende o expectador e faz você querer ir correndo assistir o próximo episódio.


Pra quem procura um anime com uma temática diferente, C é recomendadíssimo. 

Minha nota: 9 (de 5 à 10)

Link para download: 


06 - Chaos;Head


O cenário em que a história de Chaos Head acontece, é em Shibuya, onde está acontecendo uma série de casos bizarros e misteriosos de assassinatos e suicídios chamados de New Generation. Até então, alheio a tudo isso, Nishijou Takumi vive sua vida miserável e solitária, até que acessando um fórum na internet, um indivíduo chamado Shogun lhe envia a imagem de mais uma vítima dos estranhos eventos que andam acontecendo em Shibuya. Este é o ponto inicial da história e Takumi que já era uma pessoa completamente desiludida com a vida real e vivia recluso em seu mundinho, tendo delírios com uma personagem de eroge, ultrapassa os limites da paranóia, entrando num estado progressivo de insanidade. 


Mas esse ainda não é o ponto, a coisa toda começa a ficar completamente maluca e confusa tanto aos olhos de Takumi quanto aos nossos, quando após mais uma partida de MMORPG em uma lan-house, ele está indo para casa e ouve sons de algo sendo pregado. Ao verificar do que se tratava, ele se depara com a imagem do estacamento que tinha visto na foto que lhe fora enviada, um corpo preso a parede por estacas e coberto de sangue. Ao lado do corpo, havia uma garotinha repleta de sangue e segurando as estacas, seria ela a autora dos estranhos acontecimentos? Takumi fica horrorizado e sai correndo do local e faz de tudo para tentar esquecer aquilo e se enclausurar novamente, longe de tudo e todos, mas acaba sendo envolvido por sua mente perturbada na estranha conspiração. 


Se inicialmente você acha incompreensível o universo de Higurashi no Naku Koro ni – e muitos realmente, por não conseguir entender e não ter a paciência de especular ou esperar pelas respostas, acabam abandonando a série antes mesmo da metade – que aborda uma trama psicológica extremamente confusa, Chaos;Head consegue ir mais além ainda. Ironicamente, o problema e principal motivo das críticas ao anime, é justamente quando este se propõe a oferecer as respostas.


Tudo gira em volta de um estudante do ensino médio, este é Takumi, um garoto extremamente solitário que mesmo na escola, só tem a companhia de um amigo e todo o resto parece lhe ignorar. Ele está no fundo do poço e nem ao menos sabe o que é dignidade, Takumi é simplesmente o personagem mais patético, covarde e perdedor que eu já pude presenciar em um anime. Mas tudo isso não atrapalha em nada o desenvolvimento da série, pois ele é um personagem – e assim sendo, ele é muito bem construído e trabalhado - que acrescenta a narrativa da série. 

Ele é otaku (ele é viciado em animes, games e figures) e hikikomori que vive alucinando com uma personagem de eroge que se chama Seira. Ele vive com ela como se fosse uma esposa em um contêiner de apenas um cômodo no alto de um prédio. É o tipo de otaku que abomina o mundo 3D e vive a margem do 2D e até então a única garota que ele permite uma proximidade é sua irmã, Nanami Nishijo. Desde o momento que vemos Takumi conversando e pedindo conselhos – em varias ocasiões – para a personagem que idealizara, Seira, temos a certeza que ele sofre de esquizofrenia. 


O que você vê é o que realmente está acontecendo? O que é real e o que é ilusão? Chaos Head caminha sobre os torturantes conflitos psicológicos de Takumi que começa a delirar cada vez mais desde que presenciou o corpo de uma pessoa morta barbaramente. 

A cada episódio, mais alucinações e uma gama de acontecimentos são jogadas na tela – assim como os diversos personagens que vão aparecendo – e fica impossível entender o que está acontecendo. Quando Takumi resolve ir para escola cumprir o calendário – e assim não ser reprovado – tudo parece estar diferente ao dia anterior e surge do nada uma garota que diz ser sua amiga desde sempre. 

Takumi fica em estado de choque pois esta garota é a mesma menina que supostamente tinha matado a pessoa que vira repleta de estacas pelo corpo, só que agora ela esta mais crescida. Takumi que está desesperado, afinal até o dia anterior ele não tinha nenhuma amiga e agora aparece uma garota e lhe mostra uma foto de ambos juntos em um dia de laser e o pior, essa garota é uma assassina! Estará ele delirando novamente? 


Então quando tudo já parecia louco o suficiente, ainda aparece na trama outros personagens do nada, que nos deixa na duvida se existem realmente ou se são apenas frutos da cabeça de Takumi. Ele que nunca chamara a atenção de nenhuma garota começa a ser perseguido por Yua Kusunoki, que demonstra um interesse no rapaz, mas fica meio obvio que sua aproximação é motivada por algum interesse oculto. 

Em meio a todo caos, uma frase martela na mente de Takumi: "Esses olhos, de quem são eles?". Essa frase acaba virando hit na boca da população quando Ayase Kishimoto, uma famosa cantora underground a pronuncia encarando Takumi, que estava presente no meio da platéia. 


A trama demora um pouco a tomar novos rumos e quando isso acontece, Chaos;Head que era um intricado thriller de suspense psicológico policial - o clássico tipo de anime mindfuk, literalmente falando – se transforma num shounen sci-fi, mas sem abandonar os mistérios e perguntas que bombardearam em todo o anime. 

Minha nota: 7 (de 5 à 10)

Link para download:

05 - Death Note


O Anime Death Note é um anime com a temática policial e sobrenatural. O enredo do anime é basicamente um Death Note (um caderno que tem o poder de matar a pessoa, somente escrevendo o nome nele e imaginando o rosto da pessoa) que vai parar nas mãos de um jovem muito inteligente, que decide acabar com todas as más pessoas do mundo. 

Claro, o anime também narra do inicio ao fim o que ele faz com o caderno, e o modo que ele encontra para não ser descoberto como Kira (apelido dado ao justiceiro).


O Anime tem uma historia bem polemica, que me interessou logo de cara, e me fez em momentos ficar do lado do Light (Kira) e em muitos outros querendo que o L descubra logo quem é o assassino. O anime diferente da maioria dos outros que encontrei não foca somente no mundo sobrenatural, mas também em lutas politicas, suspense e com um enredo incrivelmente criativo.


Minha nota para o Anime: 9 (de 5 à 10)
Minha nota para o Mangá: 9 (de 5 à 10)

Link para download:



04 - Elfen Lied


O anime começa com Lucy tentando fugir de uma espécie de prisão, ela sai nua arrancando cabeças, braços e partindo pessoas ao meio, tudo isso com ajuda de seus vectors (braços invisíveis que Lucy possui). Na tentativa de impedir que ela fuja um sniper tenta matá-la com um tiro na nuca, mas ele erra e acerta o capacete derrubando-a no mar. Na cena seguinte Lucy é encontrada na praia por 2 jovens, Kouta e Yuka, mas ela agora possui uma personalidade completamente diferente, agindo como criança e não sabe falar mais nada além de “Nyuu” e assim será chamada. 


Elfen Lied mostra uma evolução da raça humana chamada Dicloniu, da qual Lucy faz parte. Os Diclonius são iguais aos humanos exceto por uma glândula cerebral maior que o normal, um par de chifres, conseguem sentir a presença um do outro e possuem braços invisíveis chamados vectors. Os Diclonius eram presos e submetidos a experiências e diversas torturas (talvez por isso a revolta e a sede de sangue), mas depois de um tempo o laboratório começou a lotar e eles começaram a matar a todos os Diclonius antes mesmo que cresçam, pois segundo os cientistas eles são armas mortais desde os 3 anos de idade. 


Mesmo vendendo a imagem de um anime violento e de enredo chocante deixou muito a desejar por ser sempre muito confuso e não ter nenhum objetivo (a não ser o de destruir Lucy). A história do anime muitas vezes parece sem foco e sem explicação como, por exemplo:

Kouta não lembra de nada sobre Nyuu/Lucy na maior parte do anime e Yuka não sabe nada o anime inteiro (isso é chato), no final estão todos felizes sem saber de nada e sem dar por falta de Nyuu.

Por que Lucy fugiu mesmo? Pra se declarar pro Kouta ou para destruir a humanidade?


Os vectors são "braços invisíveis", mas os humanos conseguem dizer com precisão exata quantos cada diclonius tem e o alcance exato destes. E também conseguem dizer que estes têm exatamente formato de braços, e não são tentáculos, nem rabos, nem lâminas, (esta última opção seria até mais provável, dada a facilidade com que as diclonius decepam membros e cabeças).


Os chifres das diclonius mais se parecem orelhas de gato que chifres propriamente ditos, isso tem o objetivo de torná-las o mais "kawaii" possível, para que os nerds-otakus-japanófilos-psicopatas-pervertidos possam descarregar suas tensões sexuais reprimidas enquanto assistem ao anime.

Num episódio, Mayu tem o "seu cachorro", Wanta, tomado de si pela verdadeira dona do animal, que o chama de James, cena elaborada com o claro objetivo de aumentar a dramaticidade da solidão da garota no dia de seu aniversário. Porém, no episódio seguinte, Mayu e o cachorro estão juntos novamente, como se nada tivesse acontecido. Os autores devem ter ficado com dó dela.

Minha nota: 6 (de 5 à 10)

Link para download:
Fonte: Informa Nerd

03 - Ergo Proxy

E se você vivesse num mundo onde não existisse liberdade? “Ah, mas a vida já é assim” Tá, ta bom, mas vamos falar do anime, beleza? Se você vivesse numa sociedade em que a única ordem do dia é “consuma”, “compre”, “gaste”? Pode parecer só o maior pesadelo de um esquerdinha, mas é sobre isso e muito mais (muito até demais) que trata Ergo Proxy.


Começamos com nossa protagonista, Re-1, yeah, o nome dela tem um número, e ela é cara da Amy Lee sem tirar nem por. Re-1 é uma inspetora do escritório de inteligência da cidade de Rombo, sendo ela a neta de seu Regente, Donov.

Romdo é marcada pela convivência entre humanos e os andróides, chamados de AutoReivs, que ao mesmo tempo em que são servos são seguranças e zelam pela ordem da cidade: O consumo.


A história de Ergo Proxy é acima de tudo, confusa. Inicialmente vemos Re-1 em sua monótona rotina, até que surge o vírus Cogito, capaz de infectar e tornar os AutoReivs conscientes de sua própria existência e cai de para-quedas o misterioso imigrante Vincent Law.

Tudo parte deste encontro, os dois personagens e o mistério policial de ficção científica e suspense em busca do que é o vírus Cogito e como destruí-lo dispara todos os acontecimentos do anime.


O que vem depois jovens é uma mamata inacreditável, a princípio as coisas são muito interessantes, novas e atraentes, a gente fica realmente apreensivo em tentar descobrir o que cacetes é o vírus, como ele age e o que ele faz com os robôs, e a ideia de que eles podem se tornar conscientes a partir dele dá uma visão totalmente além do bem e do mal pra eles.


Nada faz sentido em como Ergo Proxy conta as coisas, como é um anime que traz muitos temas complexos, a maioria deles indo para o lado filosófico, existencial, social e político, muita coisa é realmente difícil de entender, tem várias e várias camadas que exigem que a gente conheça alguma coisa previamente ou que tenha muita paciência pra entender o que raios o anime quer dizer. 


O clima de Ergo Proxy é um dos mais daoras que vi, é bem escuro, denso, pesadão mesmo, fechado e intensamente depressivo, combina bem com o lado suspense.


Os personagens são profundos sim, mas não é uma profundidade interessante, já que Ergo Proxy simplesmente não consegue desenvolver nada direito, eles ficam chatos, irritantes e quase nunca fazem parte de alguma coisa relevante, e quando acontece não dão nem de longe aquela impressão de “agora sim vai ter!


A animação é lindíssima, é uma combinação muito bonita de 2D com 3D quase tão grandioso quanto a de Psycho Pass, que veio muito tempo depois.


Ergo Proxy é um anime interessante? Sim, com certeza, mas é preciso ter um nível inacreditavelmente divino de paciência, atenção e montar o seu próprio quebra cabeças pra compreender o que se passa, e saber das milhões de referências filosóficas do anime ajuda a entendê-lo também, se você não conhece pode boiar por boa parte dos episódios, mais do que simbologia eles realmente influenciam a trama.


Minha nota: 8 (de 5 à 10)

Link para download:


02 - Hellsing Ultimate

Demorou 4 anos para sair uma animação baseada nesse mangá, só que ela realmente decepcionou e mudou bastante a história, já que o anime acabou saindo enquanto os capítulos ainda estavam em andamento (exatamente o caso de Deadman Wonderland). No ano de 2006 resolveram dar uma segunda chance ao título e começaram a produção de OAD’s chamando-os de Hellsing Ultimate. 

Será que acertaram dessa vez mesmo com toda tormenta que rondou essa série?


O quartel-general dos Reais Cavaleiros Protestantes – ou apenasAgência Hellsing – é uma agência secreta de proteção contra criaturas sobrenaturais, onde os famosos campiros estão entre eles. Sua diretora se chama Integra Fairbrook Wingates Hellsing, uma mulher extremamente forte que herdou a agência quando seu pai morreu e que possui um dos mais poderosos vampiros como seu servo: Alucard.

Algo muito estranho está acontecendo na Inglaterra, e um aumento não natural dos incidentes com vampiros chama a atenção de Integra, fazendo com que ela desconfie que alguém está manipulando esses monstros. Justamente em um desses acidentes é que conhecemos uma das protagonistas da história. Celas Victoria era uma policial que acabou indo em uma missão que deveria ser simples, mas que se depara com um vampiro que exterminou parte da população de uma cidade e os transformou em uma espécie de zumbis chamados de Ghouls, pessoas que não são virgens que foram mordidas por vampiros. Ela é uma das raras mulheres que ainda são virgens na sua idade e isso acaba a salvando, quando Alucard a transforma em uma vampira, para salvar sua vida.


A partir daí começamos a acompanhar como ela passa a viver não sendo mais humana, tendo uma constante fome de sangue e sendo enviada em missões da Hellsing. Não pense que os inimigos a frente são apenas vampiros. Ainda temos confrontos contra as organizações inimigas da Hellsing como os Iscariot, uma organização secreta do Vaticano que são capazes de modificar humanos para conseguir enfrentar qualquer inimigo. Porém talvez o grande rival de Integra e Alucard seja outra organização… Só que não vamos falar sobre ela.


A primeira coisa que eu deveria comentar é que vocês deveriam esquecer o anime lançado em 2001, que é uma adaptação pobre e não segue em quase nada o mangá. Já os OVAs são tudo o que você queria em qualquer adaptação de algo que você adora: Uma história fiel e uma qualidade de animação inacreditável.

Porém Hellsing passou por uma verdadeira maldição. Foram 3 estúdios, 2 diretores e 2 roteiristas para a realização das 8 animações lançadas até agora. Apesar da constante mudança, não temos o que reclamar no quesito animação. A demora vale a pena e são sempre um prato cheio para quem gosta de uma boa série de ação. São 40 minutos por episódios que equivalem a um volume do mangá e sem parecer algo corrido, já que a adaptação está impecável. 


A história não tem muito tempo para desenvolver os personagens, mas Celas é a que mais muda durante toda a história, já que ela é aquele velho tipo de personagem que serve como mediadora para nos apresentar aquele mundo fantástico e totalmente diferente do nosso. 

Hellsing não decepciona como um anime de luta. Apenas assistam a luta entre Alucard e o Padre Anderson no primeiro OVA. Ali já mostra o quanto os dois são poderosos e que ainda vão se encontrar para um confronto ainda mais épico em termos de ação. E sim, vai ter muito sangue e mortes horríveis. Você está vendo um anime de vampiros de verdade, caramba! Isso não é Crepúsculo (nada contra quem gosta)! A animação é extremamente fluida, o nível de detalhamento nas lutas é algo que você realmente não poderia colocar em uma série semanal.


Hellsing é tudo aquilo que os fãs de ação esperam de uma historia sobre vampiros, ação, sangue, mortes legais e uma animação fantástica. É um anime forte, com um autor maluco (de verdade) e com uma boa dose dessa loucura na série. Tudo passa a aparência de ser insano, tornando o roteiro algo para apenas os que realmente pretendem ver a série como uma “diversão”. 

Minha nota: 9 (de 5 à 10)

Link para download:

01 - Deadman Wonderland


Você é um moleque que vive a sua vida normal, até que um dia um cara meio brisado de sobretudo vermelho chega na janela da sua sala de aula e toca o puteiro, fazendo picadinho dos seus jovens amigos. Como se não pudesse ficar mais estranho, você é condenado injustamente e sentenciado a prisão numa penitenciária que mais parece um circo de horrores, chamada de “Deadman Wonderland”, ou traduzido a grossíssimo modo como “País das Maravilhas dos Condenados”. 


Quem passou por isso foi nosso protagonista, Igarashi Ganta. Ganta é um estudante tímido, acostumado a viver bem com seus amigos até o dia do acontecimento que marcou a sua vida para sempre. É a partir daí jovens, que o anime começa. O início é indiscutivelmente impactante, um clímax supermegafoda e daora que te faz se apegar muito rapidamente ao protagonista, ao mesmo tempo que a gente começa a ver como Deadman Wonderland funciona de maneira cruel e sem esperança. 

Uai, e aí, como é a bagaça? Ramo lá. 


Deadman Wonderland tem um Enredo bastante… estranho. O anime tem acontecimentos muito importantes, mas que perdem muita dessa importância muito rápido, quase como sendo esquecidos. Além disso, os eventos são praticamente sem ligação alguma com o outro, deixando um monte de pequenos “buracos” que podem trazer uma sensação muito desagradável de que você está perdendo tempo ou não está entendendo caralhos nenhum. 

Esse problema acaba ficando maior por causa da Narrativa, que apesar do ritmo bom deixa a história aparentemente sem pé nem cabeça. Mas carma lá, não é só coisa ruim não. Na verdade jovens, Deadman Wonderland apesar da estranheza nesses aspectos tem uma temática impressionante, nada inovadora vai, mas que é muito boa e passada de uma maneira muito forte e impactante. 


O soco no estômago que a gente leva com as cenas iniciais do trauma de Ganta são geniais, e introduzem um protagonista merda, cheio de inseguranças, fraco, com complexo de inferioridade e completamente em choque. “Oshe, então ele é um bostão né? O que tem de bom nisso?”. Igarashi Ganta é o mais humano personagem do anime, com seus medos confrontados sempre com a sua vontade e sua humanidade posta à prova de maneira magistral dentro da loucura, insanidade e selvageria na prisão. 


Outros personagens, como Genkaku e Nagi, e a gatíssima Shiro são também interessantes e constroem um amadurecimento que acompanhamos desde o começo com Ganta. O mais carismático disparado é sem duvida alguma, Senji. Ele é o cara que aceitou aquele mundo. Ele é o cara que escolheu aprender a viver naquele mundo, forçado a ser forte e amar a luta, e ele entra em choque constantemente com Ganta, forçando ele a se tornar sempre mais forte, mais persistente e corajoso. 


Antes que eu esqueça jovens, o universo de Deadman Wonderland também é muito bom e combina certinho com a temática e a idéia que o anime parece querer passar pra gente. Os “Deadmen” são prisioneiros que sofreram uma transformação que lhes tornou capaz de manipular o próprio sangue e usando-o como arma, habilidade chamada de “Nameless Worm”. Jovens, isso tornou TUDO mais interessante. A prisão é o símbolo da loucura, de crueldade, a mesma que vemos todos dias nas ruas, agora mais clara do que nunca, e usar sangue como arma aumentou inacreditavelmente a percepção de violência do anime. 


A animação é um ponto fortíssimo. É simplesmente linda. A ambientação é pesada mesmo, escura, sombria, com muito preto, e a animação usou isso da melhor maneira possível, fazendo com que não fosse só um anime de ação, mas uma ação que tivesse uma atmosfera de suspense e de terror, e diga-se de passagem, as vezes maneiramente claustrofóbica (até por se tratar de uma prisão). O traço é maravilhoso, simplesmente incrível e você não vai confundir com outro anime facilmente. A Trilha Sonora também é bem maneira, mega fucking envolvente e a abertura jovens, completamente viciante. 


Agora vem a parte difícil jovens. Deadman Wonderland é um anime que tinha a faca e o queijo na mão, mas meio que ficou manguando. O anime tem momentos épicos muito fodas, com ótimos clímax, personagens interessantes, um universo muito maneiro e trata de assuntos pesados de maneira muito clara e forte, além de ter um estilo incomparável. 


Porém, ainda continua contando muito mal uma boa história, tem muitos problemas de causa e conseqüência e o mais grave de tudo: O final horroroso. Sim, horroroso jovens. A expectativa é uma armadilha, e você fica muito tenso esperando uma luta final super foda, e quando ela acontece, ou deveria acontecer, é mega rápida e o desfecho praticamente não acontece, deixando tudo completamente sem sentido. Jovens, o potencial do anime é muito grande, e quando você vê esse potencial não sendo usado a sensação é de muita putice. 


No entanto, isso não acontece no mangá o qual o anime é baseado. O mangá de Deadman Wonderland é simplesmente supermegahiperfoda, diferente do anime onde muitas brechas ficaram abertas, o mangá é muito mas muito bem trabalhado. Um dos motivos que fez com que o anime não aproveitasse totalmente o potencial que o mangá oferece foi exatamente o fato do anime ser lançado quando o mangá estava apenas no volume 6. 

Quando o anime finalizou, ele estava muito próximo do capitulo atual do qual o mangá estava sendo lançado, no entanto, quando o mangá concluiu, podemos notar que muitos dos personagens deixados de lado na trama do anime se tornaram de grande importância no fim do mangá. 

O erro da produção do anime foi ter feito o mesmo antes do lançamento do mangá ser encerrado. Se tivessemos o lançamento do Deadman Wonderland hoje, provavelmente seria um dos animes mais fodas de todos os tempos. 


Minha nota para o Anime: 8 (de 5 à 10) 
Minha nota para o Mangá: 10 (de 5 à 10) - Simplesmente foda. 

Link para download: 
Adaptado de: Resenha Mortífera

Logo mais a segunda parte dos animes terror psicológico/thriller será postado, aguardem!

15 comentários:

  1. Bela lista,agora ficou faltando a segunda parte parte ;´(, em outras palavras posta logo segunda parte, vi esses animes e gostei de seu gosto, estou muito curiosa para saber o quais animes vão estar na lista,e ver se a qualidade caiu ou se continua alta como nessa lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai sair ainda esse ano Misa :D Está quase pronta na verdade.

      Excluir
  2. Olá, a lista está muito boa, inclusive já vi alguns deles, e escrevi sobre elas no meu blog hahahah
    Que bom que me colocou como fonte nos 3 animes, vlw por isso :)
    http://os-jovens-leitores.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. pqp todo mundo que acha que esses animes são de terror devem ser retardados. pelo amor de deus, quando que vou achar um anime que realmente meta medo e tenha protagonistas humanizados sem cliches? puta merda, nunca vou achar um anime em que seja gore, sem comedia, sem ação, apenas suspense, gore e terror. mosntros de preferencia, nada de poderzinho apenas armas, quero um anime simples poh, um anime simples em que o monstro vem, o protagonista atira e foge e depois vira uma perseguição aguniante. mas esses negocios nem existem em anime.. oxi...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem sim. vou te recomendar um que você não vai ter do que reclamar:CORPSE PARTY. O anime tem personagens bem humanos,não tem coméda, nem ação. É puro suspense e terror. Gore? é a melhor coisa do anime, pois tem olho furado, língua cortada, tripas pra fora e tudo o mais. Ele é bem curto, tem quatro episódios de 30 minutos cada, mas é muito bom.

      Excluir
    2. Blood C amigo. Blood C é perfeito pois não foge da temática gore, mantém o suspense sem focar em cenas irritantes de romance ou amizade. É enigmático também.
      Agora anime pra ter medo desconheço um, só sei filmes: cult e occult são ótimos.
      Ps: compre pampers se for assistir os filmes.

      Excluir
    3. Blood C amigo. Blood C é perfeito pois não foge da temática gore, mantém o suspense sem focar em cenas irritantes de romance ou amizade. É enigmático também.
      Agora anime pra ter medo desconheço um, só sei filmes: cult e occult são ótimos.
      Ps: compre pampers se for assistir os filmes.

      Excluir
    4. Blood C amigo. Blood C é perfeito pois não foge da temática gore, mantém o suspense sem focar em cenas irritantes de romance ou amizade. É enigmático também.
      Agora anime pra ter medo desconheço um, só sei filmes: cult e occult são ótimos.
      Ps: compre pampers se for assistir os filmes.

      Excluir
  4. haaa que marabilha, post cabana mesmo muito bom Tio, viajando pela net vim parar no blog haha, maravilha. Alan quando der faz uma lista de live-action... ;) abraço mano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas ah tiozão, há quanto tempo! Anda meio dificil depois que virei um homem trabalhador, mas tentarei trazer algo para o blog!

      Não deixe de visitar a gente de vez em quando, tu és família do LPSA também!

      Excluir
  5. realmente, o final de deadmen wonderland foi o pior possível, mas não deixou de ser uma boa historia. Acho que Higurashi No Naku Koro Ni podia esatar na lista tbm, pq é bem mindfuck

    ResponderExcluir

ENVIE SUA MENSAGEM!